Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I)

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I)

  • Marketing,

  • Projetos de viabilidade técnica e econômica para biofábricas,

  • Desenvolvimento de produtos biotecnológicos

  • Avaliação e testes de eficiência

O esforço de PD&I impacta na melhoria dos indicadores empresariais, operacionais e de sustentabilidade, melhoria da ecoeficiência, permitindo melhor recuperação dos minérios, aumento do nível de produção/produtividade, desenvolvimento de novos produtos, redução dos impactos ambientais e dos custos de produção. A conjuntura atual é bastante desafiadora, com necessidade de elevação da produtividade diante um cenário interno e externo bastante complexo.

O desenvolvimento de serviços e produtos biotecnológicos e a sua competitividade passam pelo desenvolvimento da PD&I com novos padrões produtivos, novas tecnologias/processos e implementação de uma gestão orientada para a excelência e sustentabilidade. O seguimento do agronegócio deve desenvolver a sua cultura de inovação, de forma que o processo de mudança seja bem sucedido, sustentável e com resultados desejáveis. O aumento da produtividade agrícola que torna a o agronegócio brasileiro mais competitivo pode ser alavancado por novas tecnologias e manejos.

A mudança no perfil dos produtos biológicos e o aumento exponencial de sua utilização, migrando de nichos para a consolidação no mercado, atingindo as principais culturas, depende da evolução das formulações e dos processos de produção. Para a consagração dos produtos biológicos, suas formulações devem depender cada vez menos de logística diferenciada para transporte, armazenamento e aplicação. A PD&I pode ser desenvolvida em diferentes fases do processo de inovação, sendo utilizada como fonte de ideias criativas, e na resolução de problemas que podem surgir em qualquer fase até a sua implementação.